Preparação
O processo de implantação do peer b-Cadastros segue estes passos:
- Seleção do profissional que vai executar a implantação;
- Preparo do servidor que vai receber o peer b-Cadastros;
- Abertura de acionamento para implantação;
- Execução do processo de implantação.
Esta página fornece todas as informações para realizar esse processo.
O responsável pela implantação
A implantação do peer b-Cadastros é um processo técnico e requer profissionais adequadamente preparados. Idealmente, o responsável pelo processo de implantação precisa conhecer de administração de servidores Linux e redes e conceitos de certificação digital. Conhecimento operacional de certificados digitais facilitará o processo, mas não é essencial: a documentação oferece a informação mínima necessária.
As informações daqui em diante destinam-se ao profissional que realizará a implantação.
Preparação do responsável
Você, como responsável pela implantação, precisa ler atentamente o material sobre o processo de implantação:
Certifique-se de entender o processo. Caso você tenha alguma dúvida, não siga adiante. Ao invés disso, abra um acionamento para esclarecer suas questões e só então prossiga.
Como abrir um pedido de suporte para tirar dúvidas?
- Acesse a página https://form.omni.serpro.gov.br/upperScreenForm/3442 ;
- Informe seu CPF. Se for a primeira vez que usa esse serviço você precisará completar um pequeno cadastro;
- Certifique-se de informar telefone e e-mail válidos neste cadastro, pois eles são usados por nossa equipe de suporte para retornar o contato;
- Informe o CNPJ da empresa na qual você trabalha;
- Na lista de opções de ajuda escolha "Suporte - Dúvidas, informações ou esclarecimentos";
- Descreva a situação e sua dúvida com clareza. Anexe quaisquer arquivos que possa ajudar a entender sua questão e acelerar a resposta.
Você terá um retorno do SERPRO dentro de dois dias úteis, em média.
Preparação do servidor
Uma vez que você tenha entendido o processo e não tenha mais dúvidas sobre a implantação, revise os pré-requisitos e confira se o servidor (a máquina virtual ou física) escolhida para receber o peer b-Cadastros atende às especificações mínimas.
Atenção especial precisa ser dada à configuração de rede, incluindo a determinação do(s) IP(s) de saída para a Internet, conforme explicado aqui.
Certificado digital
O certificado digital é importante em dois momentos: na abertura do pedido de implantação, quando você terá que fornecer a chave pública e durante a implantação em si, quando o script vai solicitar o arquivo do certificado digital. Não deixe de revisar o item Arquivo do Certificado Digital do processo de implantação para entender como isso ocorre. Em caso de dúvidas, siga o procedimento descrito anteriormente e abra um pedido de suporte.
Garanta que seu certificado digital é adequado para o peer b-Cadastros, conforme indicado no item Certificado Digital do Peer na página de pré-requisitos.
ATENÇÃO
A aquisição do certificado digital e do computador que vai receber o peer, bem como sua preparação (instalação de sistema operacional, rede etc.), é de exclusiva responsabilidade do cliente. Dado que o equipamento fica na infraestrutura do cliente, o SERPRO não relizará nenhuma ação nele.
Abrir o pedido de implantação
Para abrir o pedido de implantação acesse o formulário SERPRO em https://form.omni.serpro.gov.br/upperScreenForm/3633. Informe seu CPF e o CNPJ da empresa na qual você trabalha.
NÃO ABRA PEDIDOS DE SUPORTE POR ESTE FORMULÁRIO!
Este formulário é exclusivo para pedidos de implantação e deve ser usado uma única vez pelo cliente, por cada implantação.
Se for a primeira vez que você interage com o sistema de atendimento do SERPRO, será apresentado um formulário para você completar os seus dados pessoais, incluindo o CNPJ da empresa na qual você trabalha. Certifique-se de preencher corretamente e-mail e telefone porque nosso suporte técnico usará esses meios para entrar em contato caso haja necessidade de esclarecimentos.
Com os dados preenchidos clique em Próximo. Será apresentada a caixa Assunto, onde você deve selecionar a única opção disponível, que é "b-Cadastros -- Inicialização".
Será apresentada a tela com um resumo destas orientações e os campos que devem ser preenchidos para abrir o chamado:
- CNPJ para o qual a RFB concedeu a autorização de uso do b-Cadastros. Se você é de uma empresa, mas está instalando para ser usado por outra, então o CNPJ não é o da sua empresa, mas desta para quem você está instalando o peer;
- IP de Saída (início da faixa): informar o IP de saída para internet da máquina que vai receber o peer. Se a saída for através de uma faixa ao invés de um único, então aqui deve constar o IP de início da faixa;
- IP de Saída final: Se a saída do peer para internet ocorrer através de uma faixa de IPs, este campo deve conter o IP final desta faixa. Caso contrário, se a saída ocorrer sempre através de um único IP, este campo deve ser deixado em brabco;
- Detalhes da demanda: preencha com o texto "Solicito implantação de peer b-Cadastros em <NOME DA SUA EMPRESA OU ÓRGÃO>.";
- Anexar arquivo do certificado digital: antes de anexar você deve compactar esse arquivo, em formato ZIP. Caso contrário o sistema não vai aceitá-lo.
Após inserir as informações e anexar o arquivo, clique em Enviar. O sistema vai processar sua solicitação e informar o número do chamado. Anote esse número.
Pronto, o processo de implantação está em curso e em breve você receberá um contato da equipe de suporte.
Criação do script de implantação
Seu pedido de implantação será revisado pela equipe de atendimento SERPRO. Se estiver tudo certo, o script de implantação será gerado e enviado para você por e-mail, em resposta ao seu chamado.
Porém, caso haja alguma situação prevenindo a criação do script, o Suporte Técnico SERPRO entrará em contato com orientações para sanar eventuais divergências.
Em ambos os casos você terá um retorno do SERPRO em até dois dias úteis.
Envio do script de implantação
O script de implantação será enviado com instruções para execução. Siga as instruções da página de Implantação para executar o script no peer. O processo pode demorar de algumas horas a alguns dias, dependendo da velocidade da conexão à Internet e das bases contratadas.
O que fazer em caso de dificuldades na implantação
Se você tiver algum problema durante a implantação, não abra um novo chamado. Volte ao e-mail no qual você recebeu o script de implantação e clique no botão "Enviar informações". Você será levado a um formulário no qual você deve relatar suas dúvidas ou dificuldades. Procure ser minucioso: quanto mais detalhes e informações você incluir, mais rápido será o retorno.
De novo, você terá um retorno do SERPRO em até dois dias úteis.
O que fazer em caso de problemas durante implantação?
Se você tiver algum problema durante a implantação, não abra um novo chamado. Volte ao e-mail no qual você recebeu o script de implantação e clique no botão Enviar informações:
Você será levado a um formulário web para relatar suas dúvidas ou dificuldades. Procure ser minucioso: quanto mais detalhes e informações você incluir, mais rápido será a resposta. Você terá um retorno do SERPRO em até dois dias úteis.
Após a implantação: como usar
Os dados podem ser consumidos via API do CouchDB, conforme descrito na página Utilização.
Links úteis
- Página do produto: https://www.loja.serpro.gov.br/bcadastros ;
- Esta documentação: https://bcadastros.serpro.gov.br/documentacao/ ;
- Anúncio do lançamento: https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2021/receita-b-cadastro .